NO DESAFIO DE ENCARAR O TRÂNSITO DO RECIFE, BICICLETA VENCE MOTO, CARRO E METRÔ
Segunda-feira, 17/09/2012
Participantes da disputa fizeram percurso do Centro à Zona Sul - Foto: NE10
Na hora do rush, qual a forma mais rápida de se locomover
dentro da cidade? Entre 12 transportes postos em julgamento nesta quinta-feira
no Recife, a bicicleta levou vantagem diante de veículos como moto e metrô. Do
Centro (Shopping Boa Vista) à Zona Sul da cidade (Shopping Recife), o ciclista
precisou de 36 minutos, 2 a menos que quem fez o percurso de moto. A diferença
da bike para o metrô foi de 23 minutos. Para o automóvel, 25 minutos, e para o
coletivo, surpreendentes 43 minutos. A largada dos 12 voluntários se deu às
18h, e o percurso cumprido - que podia variar já que o traçado ficou à escolha
do participante - era de cerca de 11 km.
No Desafio Intermodal, organizado pelo Observatório do
Recife, os patins foram uma das surpresas. Ozildo Ferreira, o segundo a cruzar
a linha de chegada, completou o trajeto em menos de 40 minutos. O rapaz conta
que o trânsito lento o ajudou, uma vez que, devido à ausência de um asfalto
próprio para a atividade, cortou caminho entre os automóveis. "Patins nas
ruas do Recife é uma opção suicida. Você precisa ter bastante habilidade porque
não há estrutura e, por isso, é preciso seguir pela via dos carros", disse
Ferreira.
César Barros se locomove a pé, de metrô, bicicleta, sai de
carona. Evita o carro e rejeita o ônibus por julgar mal planejadas as linhas e
paradas. E também pelo fato de o transporte não atender a todo o território.
Escolheu a corrida para contribuir com a pesquisa do Desafio e a avaliação que
fez, pouco mais de uma hora após deixar o Centro do Recife, foi das piores.
"Uma coisa é correr nas ruas com batedor, num circuito fechado. Outra é
sair no meio de calçadas sem pavimento, com buracos. Quase torço o pé. Sem
falar na falta de segurança e trechos desertos no caminho", reclama o
arquiteto.
Um dos quatro ciclistas no evento, Sílvio Monte aponta os
benefícios do transporte que abraçou: "Escolhi a bicicleta pelo cenário de
caos no trânsito da cidade, porque contribui para o meio ambiente e para me
manter saudável", lista. Erico Andrade segue a mesma linha. Completou o
caminho parte caminhando, parte de metrô, mas é adepto da bicicleta porque
prefere controlar o tempo de deslocamento e observar a cidade por outra
perspectiva. "O metrô estava tranquilo, vim sentado lendo um livro. O
problema foi descer na estação e vir andando para o shopping. Cenário muito
esquisito, com ruas mal iluminadas", relatou.
O cronômetro marcava 1h01 quando Camila Marques chegou à
Zona Sul em seu carro. O tempo a garota avaliou como bom, numa ressalva para o
atípico fluxo de veículos que esta quinta-feira apresentava. "Vim pelas
avenidas Agamenon Magalhães e Domingos Ferreira e notei que o trânsito não
estava tão intenso. Ainda assim, é um percurso que deveria ser feito em 20, 30
minutos se não houvesse trânsito."
A combinação ônibus + metrô teve aspectos bastante positivos
para Cláudia Holder. Ela cita a segurança e limpeza dos veículos, a
possibilidade de interação com outras pessoas e o baixo custo da passagem. O
valor desembolsado para pegar dois ônibus e um metrô foi R$ 2,15, já que ela
usou a integração. Mas o lado ruim do passeio, que demorou 1h28, não ficou
escondido: buracos na calçada até chegar na parada de ônibus e espera de 20
minutos até o coletivo aparecer foram anotados. "Ônibus não tem previsão
de chegada, não tem frequência. Depois de 20 minutos aguardando um, chegaram
logo dois juntos", queixou-se.
MAIS QUE TEMPO - O Desafio Intermodal, há sete anos realizado
em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo e estreante no Recife, visa mais que
cronometrar o tempo de cada modal. Debater a mobilidade urbana é o foco. Ao
término do trajeto, os participantes responderam uma pesquisa avaliando
segurança e praticidade do percurso, conforto e condições do trânsito. Custo do
transporte e o cálculo da emissão de gases também estarão no relatório a ser
apresentado em um mês pelos organizadores do evento. "Queremos discutir
sobre outros meios de transporte. Cutucar os políticos e a sociedade para sair
da estagnação de que só se precisa buscar soluções para o carro", apontou
Angela Silva.
O tempo de cada modal:
1º bicicleta 36min 06seg
2º patins 37min 20seg
3º moto 38min 30seg
4º bicicleta + metrô 42min 06seg
5º bicicleta 49min 28seg
6º bicicleta + barco 52min 19seg
7º metrô + andando 59min 18seg
8º carro 01h01
9º corrida 01h02
10º ônibus 01h19
11º ônibus + metrô 01h28
12º caminhada 01h44
Fonte: NE10
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