Veja e seja visto
Use roupas que lhe tornem mais visível nas ruas. Sempre que possível use cores fluorescentes ou claras quando dirigir uma bicicleta, principalmente no período noturno.
Para dirigir à noite, você deve fazer o seguinte
Utilize refletores especiais que devem ser instalados nas bicicletas e mantidos inclusive para o uso de dia. Se um bagageiro for colocado na bicicleta, verifique que os refletores fiquem à vista.
Adicione na frente e na traseira da bicicleta as luzes mais brilhantes que você puder encontrar em lojas especializadas.
Utilize tecidos ou materiais refletivos – não apenas brancos ou fluorescentes – especialmente na canela, punhos, costas e no capacete.
Permaneça alerta
Fique alerta o tempo todo. Pedale sempre olhando para frente e na direção que você quer ir, desse modo você poderá antecipar obstáculos que possam causar uma queda da bicicleta, tais como galhos, lixo, buracos, rachaduras na pista.
Antes de contornar um obstáculo ou qualquer objeto, olhe à frente e para trás de você para verificar o trânsito. Planeje antes de manobrar e sinalize sua intenção de mudar de rota. Se você estiver inseguro ou não tiver a habilidade, pare a bicicleta, desça e contorne a pé.
Siga o fluxo
O caminho correto é à direita dos carros.
Dirija do lado direito em uma direção reta e previsível. Sempre siga em fila única na mesma direção que outros veículos. Dirigir na contramão do sentido do trânsito coloca você onde os motoristas não esperam que você esteja. Eles podem não lhe ver, podem cruzar o seu caminho, ou fazer uma curva em cima de você.
Verifique sempre o trânsito
Sempre esteja alerta para o trânsito em volta de você. Antes de entrar na rua ou em uma interseção, verifique o trânsito. Sempre olhe para a esquerda- direita-esquerda antes de colocar sua bicicleta na pista.
Nunca utilize fones de ouvido enquanto estiver pedalando porque o som pode atrapalhar sua habilidade de escutar o trânsito.
Aprenda e obedeça as leis de trânsito
Bicicletas são consideradas veículos. Ciclistas devem obedecer às mesmas regras que os motoristas de veículos motorizados.
Sempre sinalize seus movimentos
Seja atencioso com os pedestres e outros condutores de veículos.
Antes de fazer uma curva para a direita ou para a esquerda, preste atenção nos veículos que vem atrás e, então, sinalize sua intenção com o braço estendido
Mantenha sua bicicleta com boa manutenção
É sua responsabilidade assegurar que a bicicleta tem perfeita condição de ser utilizada com segurança. A bicicleta deve ter o tamanho apropriado para sua altura e idade. Você terá dificuldades de controlar uma bicicleta muito grande ou muito pequena. Ficando de pé, a barra superior da bicicleta deve ficar pelo menos um palmo de distância do seu quadril. Esse é o tamanho apropriado.
Verifique se o assento da bicicleta está ajustado na altura correta
Não deixe o selim baixo para sua altura. Isso ajudará a evitar o desgaste dos joelhos quando você pedalar.
Sempre verifique os freios antes de pedalar
Sempre controle sua velocidade usando os freios da bicicleta. Mantenha os freios sempre ajustados.
Quando você aciona o comando dos freios, a alavanca não deve encostar no guidom. Se para acionar o freio está sendo necessário muita força, então é hora de levar a bicicleta para uma oficina autorizada para reparo. As borrachas de freio devem se desgastar igualmente e nunca estarem separadas mais do que meio centímetro do aro das rodas.
Dirija devagar em tempo de chuvas e acione os freios antes quando a pista estiver molhada – será necessária maior distância para parar.
Sempre verifique as rodas
As rodas devem estar presas com firmeza. Se sua bicicleta tem uma alavanca para prender as rodas, é sua responsabilidade verificar que a alavanca está firmemente fechada o tempo todo.
Verifique suas rodas todas as vezes que for pedalar, depois de qualquer queda, ou depois de transportar sua bicicleta. Se você não souber o quanto firme as rodas devem estar presas, procure uma oficina autorizada antes de dirigir sua bicicleta.
Sempre verifique os pneus.
Mantenha os pneus sempre calibrados.
Fonte:adaptado do artigo disponível em http://sjciclismo.wordpress.com/2008/08/09/10-dicas-para-um-ciclista-esperto/
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