sexta-feira, 14 de setembro de 2012

Bicicleta x depressão

 
A cada ano no Brasil cresce o número de pessoas vítimas da depressão em virtude de fatores cada vez mais conhecidos do homem pós-moderno. Causas estas que estão na maioria das vezes relacionadas com o estilo de vida individualista e sedentário da população. Nos Estados Unidos, a depressão afeta 9,5% da população em geral, e se estima que 17% de todos os norte-americanos irão sofrer algum episódio depressivo em algum momento de suas vidas. Nos EUA são gastos cerca de 40 bilhões de dólares anualmente com tratamentos médicos ou com os prejuízos causados na queda de produtividade no trabalho relacionadas à depressão. Os custos sociais no Brasil com tratamentos anti-depressivos aumentam a cada ano e isso tem tudo a ver com saúde pública. As políticas de saúde ainda não despertaram para as causas do problema, mas apenas se voltam para o modelo médico-assistencial que requer novos ambulatórios, novos profissionais, novos leitos e novos medicamentos. Em verdade, a base do problema está no estilo de vida de seu povo. A eficácia de exercícios diários numa bicicleta pelas ruas da cidade, por exemplo, produz muito mais efeito que dias em caixinhas de remédios. Mas o foco principal dos grandes efeitos de pedalar não está na intensidade ou duração de pedalar, mas em sua frequência de uso. Os fatores psicológicos positivos de pedalar se tornam ainda mais fortes quando se pedala em grupos de amigos ou pessoas afins. Isso se traduz em interação social de respeito e solidariedade. Os hormônios se mantêm equilibrados em pessoas com o hábito frequente de exercício corporal, e isso é sinônimo de saúde para quem faz uso da bicicleta. Qualquer pesquisa séria aponta a busca de atividades regulares para o controle e manutenção do corpo e da mente. A escolha da bicicleta em sua forma de viver é o encontro marcado com um estilo de vida saudável através da conquista de novos olhares do mundo que nos cerca. Fique esperto, pedale!

Fonte: http://bicicletaemleituras.blogspot.com.br/2011/01/bicicleta-x-depressao_26.html


Estudos mostram que exercitar-se ao ar livre traz mais resultados



unimed

Praticar exercícios físicos em lugares abertos pode ser mais saudável e eficiente do que praticá-los entre quatro paredes. Um estudo realizado na Universidade de Glasgow com mais de duas mil pessoas apontou que correr, andar de bicicleta e caminhar em áreas verdes diminui consideravelmente os níveis de estresse, tensão e depressão. De acordo com o Huffignton Post, um dos idealizadores da pesquisa, apenas cinco minutos de exercícios junto à natureza podem melhorar o humor e a autoestima.

Fonte: http://projetobemestar.unimedpoa.saude.ws/cliente/2012/09/06/estudos-mostram-que-exercitar-se-ao-ar-livre-traz-mais-resultados/

Nenhum comentário:

Postar um comentário