domingo, 9 de setembro de 2012

Igarassu (Sítio Histórico) e Itapissuma


Desfrute a satisfação de apreciar o belo sítio histórico de Igarassu.
Conheça a maravilhosa paisagem de Itapissuma de bicicleta.


A cidade de Igarassu fica situada na Região Metropolitana do Recife, a 28 km de distância do Recife.


Sítio histórico de Igarassu: Localizado no Centro da cidade, no alto e no entorno do Oiteiro dos Santos Cosme e Damião, tem uma área de aproximadamente 0,4 km2 ou 396.202 m2. É um dos mais antigos e bem conservados conjuntos arquitetônicos civil e religioso de Pernambuco, onde estão monumentos como a Igreja dos Santos Cosme e Damião (a mais antiga igreja católica ainda em pé no Brasil, datada de 1535); o Convento de Santo Antônio, datado de 1588; o Convento Sagrado Coração de Jesus, construído em 1742; a antiga Casa de Câmara e Cadeia, hoje Câmara Municipal, século XVIII; a Igreja de Nossa Senhora do Livramento, datada de 1774; a Capela de São Sebastião, construída em 1735; as ruínas das Igrejas de Nossa Senhora da Misericórdia e de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos, respectivamente datadas dos séculos XVI e XVIII; a "Ponte de Santo Antônio e São José" sobre o Rio São Domingos, construída inicialmente em madeira nos fins do século XVIII e reformada posteriormente em ferro e madeira em meados do século XIX; além de um belo casario com exemplares dos séculos XVII, XVIII, XIX. 




























Itapissuma fica localizada na Região Metropolitana do Recife, microrregião Itamaracá, distante 40,5 km da capital pernambucana.
Cercada por rios, mar e manguezais, Itapissuma é considerado um dos principais pólos náuticos do Nordeste brasileiro. Como a principal atividade de sua população é a pesca artesanal, o município também se destaca pela culinária à base de frutos do mar. E, dentre os saborosos pratos dessa culinária, um dos mais apreciados pelos turistas é a Caldeirada - feita à base de crustáceos, peixes e camarão, servido acompanhado de arroz, pirão, farinha de mandioca e salada. Além disso, Itapissuma é um município Patrimônio da Humanidade, por preservar resquícios de Mata Atlântica brasileira. 

Fonte: http://www.pe-az.com.br




Nenhum comentário:

Postar um comentário