sexta-feira, 29 de março de 2013

Ciclofaixas móveis do Recife


Ciclofaixas móveis do Recife são um sucesso. População adere à proposta com tudo

Jornal do Commercio
Publicado em 24/03/2013, Às 13:55
Ciclistas puderam circular pelas ruas da cidade com segurança neste domingo (Foto: Ronan Tardin/TV Globo)


Um dia histórico para o Recife. E como afirmou o governador Eduardo Campos, “hoje o dia é das bicicletas”. E foi. Que nos desculpem os motoristas que idolatram seus automóveis e dependem deles para ir até a padaria. O domingo (24/3) foi, de fato, dos ciclistas, da independência dos modais automotivos, da mobilidade. Viva!. Uma mega operação foi montada pela CTTU, Itaú, Serttel e outros orgãos da Prefeitura do Recife, mostrando que, quando se quer é possível fazer. Basta querer. Bastam os políticos e gestores públicos quererem. A segurança oferecida nos 25,5 quilômetros das duas rotas de ciclofaixas móveis, ligando as Zonas Norte e Sul pelo Bairro do Recife, foi fundamental para levar famílias inteiras a pedalar.  Sem ela, com certeza a adesão não seria tanta. Nada como ver o Cais José Estelita, o Viaduto das Cinco Pontas e a Avenida Antônio de Góes, vias da Zona Sul do Recife que mais representam a prioridade historicamente dada ao automóvel, onde condutores raramente trafegam a menos de 100 km/h, serem cedidas às bikes. Realmente, como disse um ciclista que pedalava pela cicclofaixa na Avenida Mário Melo,  este domingo foi “um dia histórico para o Recife”.
Deixemos as palavras de lado e vamos às imagens, que falam por si só.
Ciclofaixa na Zona Sul:





Fonte: http://jconlineblogs.ne10.uol.com.br




Projeto »Ciclofaixas móveis registram forte movimento neste domingoPernambuco.com

Publicação: 31/03/2013 08:03 Atualização: 31/03/2013 10:11
Avenida Mário Melo recebe fluxo intenso. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
Avenida Mário Melo recebe fluxo intenso. Foto: Wagner Oliveira/DP/D.A Press
No terceiro dia de funcionamento das ciclofaixas móveis de turismo e lazer no Recife, as ruas incluídas no projeto registraram forte movimento de ciclistas desde o início da manhã deste domingo. Um dos pontos mais concorridos é a Avenida Mário Melo, em Santo Amaro, onde dezenas de praticantes circulam nos dois sentidos. 

Os monitores responsáveis pelo ordenamento do trânsito também estão atuando bastante neste ponto, já que muitos ciclistas que vêm da Rua da Saudade estão atravessando a Mário Melo sem tomar a devida cautela com o fluxo de veículos, gerando risco de acidentes. 

As ciclofaixas móveis, delimitadas por cones, foram ativadas pela primeira vez no domingo passado, com dois ramais ligando Marco Zero aos parques da Jaqueira e Dona Lindu. O projeto de incentivo ao uso da bicicleta, promovido pela Secretaria de Turismo do Recife, deverá ser implantado sempre aos domingos e feriados, das 7h às 16h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário