sábado, 16 de março de 2013

Recife poderá adotar rodízio de carros


MOBILIDADE URBANA
Jornal do Commercio
Recife estuda implantar rodízio de veículos

Sistema de restrição de veículos nos horários de pico está sob análise e pode ser testado ainda no primeiro semestre

Publicado em 15/03/2013, às 18h42

Wagner Sarmento
 / Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem
Foto: Alexandre Gondim/JC Imagem

O Recife realiza estudos para a adoção de um sistema de restrição de veículos. A Secretaria de Mobilidade e Controle Urbano anunciou nesta sexta (15) o início de estudos para a implantação do esquema. O secretário João Braga disse que o rodízio será diferente do que ocorre em São Paulo e deve funcionar nos horários de pico, das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h.

Automóveis com placas terminadas em números pares ficariam livres para trafegar em dias pares, mas teriam restrições nos dias ímpares. A secretaria espera que a fórmula seja testada ainda na primeira metade deste ano e apenas em alguns corredores viários. Hoje, segundo o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), a frota recifense é de 610.761 automóveis.

“Se o grande problema está nesses horários de pico, a gente pode distribuir melhor os veículos, saindo um pouco mais cedo ou mais tarde nos dias do seu rodízio”, explica Braga. O anúncio dos estudos para a implementação do projeto foi feito na noite da última quinta-feira (14) durante 1º Fórum de Gestão do Trânsito e Mobilidade Urbanak, na Faculdade Fafire, na Boa Vista, área central da cidade.
 
Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/03/15/interna_vidaurbana,428851/recife-podera-adotar-rodizio-de-carros-para-reduzir-congestionamentos.shtml


Mobilidade urbana »
Pernambuco.com
Recife poderá adotar rodízio de carros para reduzir congestionamentos

Publicação: 15/03/2013 20:27 Atualização: 16/03/2013 03:33
Proibição valeria apenas em horários de pico. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Proibição valeria apenas em horários de pico. Foto: Ricardo Fernandes/DP/D.A Press

A exemplo do que já ocorre em São Paulo, o Recife poderá adotar um rodízio de carros para tentar diminuir os congestionamentos. A prefeitura já estuda restringir a circulação de veículos de acordo com o dia do mês e o último algarismo das placas.

A alternativa foi anunciada pelo secretário de Mobilidade e Controle Urbano do Recife, João Braga, durante o I Fórum de Trânsito e Mobilidade Urbana da Fafire, na noite da quinta-feira (14).

Segundo João Braga, o rodízio seria aplicado nos horários das 6h30 às 8h30 e das 17h às 19h. Os carros com finais de placa pares seriam impedidos de circular nos dias ímpares e vice-versa. "Os motoristas teriam que sair mais cedo", comentou o secretário. 

 Fonte: http://www.diariodepernambuco.com.br/app/noticia/vida-urbana/2013/03/15/interna_vidaurbana,428851/recife-podera-adotar-rodizio-de-carros-para-reduzir-congestionamentos.shtml


Governador Eduardo Campos garante investimentos no Plano Diretor Cicloviário
Pernambuco.com
Publicação: 17/03/2013 09:57 Atualização: 17/03/2013 10:10

Antes da saída do II Passeio Ciclístico Pedala PE, o governador Eduardo Campos garantiu que vai investir num novo modelo de transporte, invertendo as prioridades. O anúncio foi nesta manhã de domingo, quando o governador garantiu que Pernambuco terá o seu Plano Diretor Cicloviário daqui há oito meses pronto. A empresa responsável pelo estudo do plano diretor será Tectran. O plano vai nortear as políticas de infraestutura cicloviária para os próximos dez anos.

"Esse modelo de mobilidade começa pelas calçadas, ciclovias e integração de modais. É uma proposta que não é fácil de tirar do papel, mas vamos fazer isto com segurança, educando todos no trânsito", afirmou o governador, momentos antes do passeio ciclistíco, que reuniu mais de três mil participantes, segundo organizadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário