segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Excesso de veículos causa problemas físicos e mentais


09/10/2011 | 00:11 | Cíntia Junges, especial para a Gazeta do Povo  
As horas passadas em meio a congestionamentos e situações estressantes do trânsito custam caro à saúde, afirma Dirceu Rodrigues Alves, diretor da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet). Entre uma lista extensa de problemas associados à permanência excessiva no trânsito, ele destaca o desgaste físico e mental, o barulho constante e os problemas respiratórios causados pela poluição. “Duas horas no trânsito inalando os gases tóxicos liberados pelos veículos equivalem ao consumo de três a quatro cigarros por dia”, alerta.
Os efeitos do excesso de veículos em Curitiba também já são sentidos no consultório da psicóloga Neuza Corassa, do Centro de Psicologia Especializado em Medos (CPEM). “Atendo pessoas naturalmente ansiosas e mais preocupadas com o coletivo, que já acordaram para o problema e estão buscando novas alternativas de locomoção”. No entanto, observa a psicóloga, essas pessoas ainda são minoria diante das que utilizam o carro.
“Adoraria não depender diariamente do carro”, diz o engenheiro civil Eduardo Felipe Nazareno Marques, de 26 anos. Acostumado a trabalhar em casa, ele confessa que sofreu um choque quando, por motivos de trabalho, se viu obri­­gado a encarar novamente o trânsito da capital, no ano passado. (CJ)

Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/retratosparana/conteudo.phtml?id=1178266

Nenhum comentário:

Postar um comentário