quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

A bicicleta é o veículo individual mais usado no país

A conta é fácil: a magrela é o meio de transporte próprio mais popular nos pequenos centros urbanos (municípios com menos de 50 mil habitantes), que representam mais de 90% das cidades brasileiras (lembra a cena típica do trabalhador rural pedalando pela estrada?). Surpreendente mesmo. Quem sabe não vale a pena você seguir adiante e descobrir que é possível desmontar outros mitos - e também reafirmar verdades? O trânsito nas grandes cidades do país está um caos, como diz o chavão. Mas não seria justamente esse um bom motivo para você aposentar o carro? É o que muitas pessoas têm feito.


Brasil é o terceiro maior fabricante mundial de bicicletas, atrás da China e da Índia
(Vinicius Albuquerque, do R7)
Uma forma de tentar diminuir o problema no trânsito já foi inventada no século 19 e está mais ao alcance que nunca: a bicicleta.
De alguns anos para cá percebemos algumas mudanças em favor da bicicleta. A bicicleta, que sempre foi aliada a uma forma de atividade física e vida saudável, passou também a ser vista como meio de transporte sustentável e como alternativa aos grandes problemas de congestionamento que existem nas grandes cidades do país.

Produção
A expectativa da Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Ciclomotores, Motonetas, Bicicletas e Similares) é de uma produção de 6,3 milhões de bicicletas em 2012.
O país fica atrás apenas de China - com 65% da frota global de bicicletas, o equivalente a impressionantes 80,7 milhões de unidades - e Índia - com 11,9 milhões -, segundo a Abraciclo.

Mercado
Ainda de acordo com a Abraciclo, o Brasil é o quinto maior mercado mundial de bicicletas. No país a região Sudeste lidera em número de bicicletas, com 28,8 milhões de unidades - ou 44% das que rodam pelas ruas, estradas e parques do país. O Nordeste responde por 26% do total, com 16,8 milhões de unidades. No Sul elas são 9,1 milhões, ou 14% do total. Centro Oeste e Norte estão empatados, com 8% (5,2 milhões de unidades) cada.
Do total de bicicletas circulando no país, 50% são usadas em substituição a veículos poluidores - ou seja, são pessoas que vão ao trabalho, à escola, faculdade, igreja pedalando. Como forma de lazer é a preferência de 17%. Um dado que pode ser visto como um bom sinal: 32% do total de bicicletas é de uso infantil - crianças essas que, dessa forma, estariam dedicando menos tempo a video-games, redes sociais e outros passatempos sedentários.




Fontes: 
adaptado de http://noticias.r7.com/economia/noticias/trocar-carro-por-bike-faz-bem-para-a-saude-e-para-o-bolso-20100711.html e http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_271613.shtml

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