domingo, 1 de janeiro de 2012

Roteiro de cicloturismo

Seis locais incríveis para prática do cicloturismo no Brasil.

1.    Praias da Bahia
 
No sul da Bahia é a Rota do Descobrimento. No norte, a Costa dos Coqueiros.
É um dos melhores roteiros de cicloturismo do Brasil, porque reúne tudo que é necessário em uma viagem de bicicleta.
Ótimas hospedagens, excelente gastronomia, pessoas legais, paisagem deslumbrante e uma imensidão de mar azul sempre ao nosso lado acompanhado de uma gostosa brisa. Pedaladas que nos dão um espírito de viagem tranquila, permitindo recriar-se na atmosfera dos lugares.

2.    Caminho da Fé (São Paulo)
 
A versão brasileira do Caminho de Santiago é o Caminho da Fé. Sinalizada com setas amarelas, pintadas em pedras, cercas, árvores e postes, além de placas de sinalização, o caminho conduz peregrinos a pé, a cavalo ou de bicicleta para o maior Santuário Mariano do mundo, na cidade de Aparecida (SP). São 425 quilômetros de trilha, atravessando vilarejos, rios, cachoeiras e bosques em meio às belas paisagens da Serra da Mantiqueira, que liga a pequena Tambaú, no interior de São Paulo, ao santuário religioso de Aparecida, também em São Paulo, embora boa parte do itinerário seja feito de Minas Gerais, que é um convite para meditação e admiração. Um caminho que integra o verdadeiro tipo do interior do Brasil, religioso e hospitaleiro, acompanhado sempre de cenas tipicamente rurais, com rebanhos de gado congestionando a estrada, cachorros latindo para proteger pequenas propriedades e muita, mas muita subida (mais de 8mil metros de desnível acumulado), certamente um caminho inesquecível.

3.    Pedal no Sertão (Paraíba)



A paisagem sertaneja e o clima semi-árido produzem um cenário único. Rios temporários, lajedos, formações rochosas, sítios arqueológicos e a caatinga, com sua diversidade vegetal dão um tom peculiar à região. A trilha fica dentro do Hotel Fazenda Pai Mateus, no centro sul da Paraíba entre a cidade de Cabaceiras e Boa Vista.

4.    Serra da Mantiqueira


A Serra da Mantiqueira é uma das mais importantes cadeias de montanha do sudeste brasileiro. Possui aproximadamente 500 quilômetros de extensão ao longo dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro. Seu nome tem origem no tupi guarani “amantiqueira” que significa “montanha que chora”, devido a grande quantidade de nascentes, cachoeiras, riachos e vistos em suas encostas. Durante todo o ano tem uma temperatura ideal para pedalar e praticamente todas as cidades são excelentes para pedalar. A mais conhecida é Campos do Jordão, mas também é a mais movimentada. Pedale nas cidade menores, onde a paisagem é praticamente a mesma de Campos e sem aquele buchicho todo. Visite Passa Quatro, Itamonte, Virgínia, São Bento do Sapucaí, Paraisópolis e Brasópolis.

5.    Praia de Pipa (Rio Grande do Norte)



Localizada no maior santuário ecológico do Rio Grande do Norte, a Praia de Pipa desponta como uma das mais belas praias do nordeste brasileiro. Em cima de uma mountain bike é possível desfrutar a deslumbrante paisagem da região de Pipa. Uma das opções é o gostoso circuito de apenas 20 quilômetros que passa pela cidade de Sibaúma.


6.    Circuito Vale Europeu (Santa Catarina)





Santa Catarina é um admirável pedaço do Brasil. O estado surpreende pela variedade de paisagens naturais - Mata atlântica, florestas de Araucárias, campos, lagos, cachoeiras, serras. É um conjunto de cenários de incrível beleza. E também encanta pelas origens étnicas da população. As cidades que preservam a história e os costumes dos colonizadores alemães, italianos, poloneses, suíços... As influências e a herança cultural destes povos são visíveis na arquitetura, na culinária, no folclore, nas festas, nas crenças e manifestações religiosas.

A diversidade geográfica e cultural privilegia o turismo e a hospitalidade é uma característica marcante dos catarinenses, que cultivam a arte de bem servir. Nesse cenário em que as tradições européias herdadas são uma característica marcante deste roteiro na região norte de Santa Catarina existe um trajeto todo sinalizado e estruturado para receber os cicloturistas. É o Circuito Europeu de Cicloturismo. O Circuito tem um total de 328km com início e final na cidade de Timbó. O percurso pode ser dividido em parte alta e parte baixa. A parte baixa acompanha o vale dos rios, indo de Timbó até Rodeio. Há subidas e descidas, é claro, mas retorna sempre a uma altitude pouco maior do que a do nível do mar. A parte alta inicia-se na cidade de Rodeio, por onde sobe a serra em direção às represas, que ficam a cerca de 700m de altitude.É uma região mais rural e isolada, em que a natureza está fortemente presente.Por todo o roteiro existem opções para uma boa refeição. E os descendentes de europeus capricham na preparação de pratos típicos.

Fonte: Revista Bicicleta - Ano 02 - nº 11 (Seleção dos seis roteiros no Brasil extraídos do artigo original “15 pedaladas inesquecíveis”)

Nenhum comentário:

Postar um comentário