quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Por que o ciclismo salva vidas

Por Thilo Kunzemann
 / Créditos: Lange Ciclismo na Islândia. (Foto: Lange)


As estradas congeladas e arrastadas pelo vento da Islândia não parecem ser o melhor lugar para ciclistas ávidos. Morten Lange, diretor da Federação dos Ciclistas da Islândia, discorda, ressaltando que o ciclismo pode salvar a sua vida.



Não é difícil convencer as pessoas a andar de bicicleta em um país com tanta chuva e frio?
As pessoas falam sobre o tempo ruim, as distâncias, e assim por diante. Mas mesmo que haja alguns problemas, há muitas coisas positivas que as pessoas não percebem sobre o ciclismo, como economizar dinheiro, tempo, mais liberdade e benefícios substanciais para a saúde. Há muitos mitos sobre o ciclismo que não fazem mais sentido.

Vamos falar desses mitos. 

O número 1: Andar de bicicleta é trabalho duro. Como você abordaria essa frase?
Isso pode ser verdadeiro quando você começa, mas a maioria das pessoas vai perceber que elas ganham força depois de algumas semanas. Você pode simplesmente começar com uma marcha mais leve e ter uma viagem agradável.

Número 2: A distância para o meu trabalho é muito grande para ir de bicicleta.
Muitas pessoas pensam que cinco quilômetros é uma distância muito longa. Mas quando nós lançamos a campanha “De bicicleta para o trabalho” aqui na Islândia, muitas pessoas ficaram surpresas porque não era nenhum problema ir de bicicleta por aqueles cinco quilômetros todos os dias, e o tempo gasto era menor do que esperavam.

Número 3: Andar de bicicleta é perigoso.
Com frequência, as pessoas pensam que o trânsito é intimidador e barulhento, e já ouviram falar sobre acidentes. As pessoas não irão tão longe de bicicleta quanto de carro, assim, o que você deve comparar é o perigo baseado por hora ou por viagem. E então não há, na prática, nenhuma diferença entre o perigo de ir de bicicleta ou de carro. E naturalmente os ciclistas oferecem um perigo muito menor para as outras pessoas. Se andar de bicicleta substitui a condução de carro para distâncias curtas e médias, nós temos um trânsito mais calmo e todos nós ficaremos mais seguros.

Número 4: Toma muito tempo.
Você é mais rápido em uma bicicleta do que pensa. Em muitas cidades ao redor do mundo, houve competições simuladas durante as horas de pico entre modalidades de transporte diferentes e é muito raro que o ciclista não ganhe.
Nós fizemos uma competição aqui em Reykjavik nas horas de pico da manhã, e o ciclista foi substancialmente mais rápido do que o motorista de carro e a pessoa que foi de ônibus.


Você mencionou os benefícios que o ciclismo traz para a saúde. Há realmente tal impacto?
A Organização Mundial da Saúde publicou uma ferramenta chamada HEAT for Cycling, que permite que os governos avaliem as economias resultantes do ato de andar de bicicleta, devido aos índices reduzidos de mortalidade ou obesidade. Está disponível na internet.
Várias doenças, como as cardíacas, e diversos tipos de câncer são menos predominantes entre as pessoas que andam de bicicleta. Em um estudo feito na Dinamarca, onde 30.000 pessoas foram acompanhadas por 14 anos, entre aquelas que praticavam o ciclismo, a possibilidade de morte durante esse período era 30% menor do que entre aquelas que não praticavam.
Pelo menos duas cidades, Odense, na Dinamarca, e Grimstad, na Noruega, viram economias imediatas no sistema de saúde, em consequência da promoção bem-sucedida do ciclismo durando alguns anos.


Fonte: artigo original disponível em http://sustentabilidade.allianz.com.br/mobilidade/seguranca_nas_ruas/?565/Por-que-o-ciclismo-salva-vidas

Nenhum comentário:

Postar um comentário