sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Como trocar o carro pela bicicleta como meio de transporte

Ainda vemos as bikes apenas como instrumentos de lazer. Mas você já pensou que ela pode te levar ao trabalho, ao supermercado, ao cinema?


Uma das melhores coisas que você pode fazer na vida é trocar o carro pela bicicleta como principal meio de transporte. Entre outras vantagens, você economiza dinheiro, melhora a saúde, diminui o impacto ambiental, se estressa menos no trânsito e ainda inspira outras pessoas.
 

Para fazer esta troca de maneira prazerosa, a primeira questão é a escolha do trajeto. Você deve, sempre que possível, evitar as grandes avenidas, especialmente no início. E, mesmo quando se tornar um atleta e tiver mais experiência na bike, pense bem: é muito mais gostoso andar por ruas calmas e arborizadas!

Acostume-se com a bicicleta e com o percurso
A primeira coisa que você deve fazer é conhecer bem o percurso. Para distâncias de até sete quilômetros,  ir de bicicleta é uma excelente opção.
Para testar, pegue a sua bike e vá para o local de trabalho no sábado e no domingo, de manhã. Nesses dias, o fluxo de carros nas ruas é muito menor do que nos dias de semana.
Faça esse teste, experimente ruas menos movimentadas, pesquise no Google Maps. Você pode se familiarizar com o percurso e com os obstáculos antes de pedalar para valer.

Lembre-se que a bike como meio de transporte é indicada para percursos de até 7 quilômetros, o que equivale a no máximo 30 minutos de viagem, a uma velocidade média de 15 km/h, bastante razoável para um ciclista iniciante. Em trajetos maiores, o ideal é realizar a comutação, isto é, conjugar a bike com outros meios de transporte.

No mais, como em tudo na vida, o ideal é evitarmos os radicalismos. Mesmo decidido a usar a bike como meio de transporte, você é livre para utilizá-la quando der! Com certeza, este já será um belo passo – ou uma boa pedalada -, que certamente acrescentará muita qualidade de vida ao seu cotidiano!

Segurança
O melhor lugar para começar a pedalar – depois de você treinar o equilíbrio dando voltas por um parque, por exemplo – são as ruas mais tranquilas do seu bairro. Vá até a farmácia, ao cinema, à academia, ao seu clube. Por mais injusto que seja, afinal, estamos compartilhando a mesma via, mantenha sempre uma postura defensiva.
Pedalando na rua, não devemos irritar os motoristas, bancando o “folgadão”, andando no meio da faixa. Mas também não se esprema no canto, sob o risco de se tornar invisível para os motoristas. Ocupe seu território! Ciclista que mostra presença é mais respeitado por motoristas.


Fonte:
http://www.euvoudebike.com/2010/05/a-decisao-de-trocar-o-carro-pela-bicicleta-nao-e-tao-dificil-quanto-parece/
http://mude.nu/lifestyle/bicicletas-como-trocar-carro-por-bicicleta/

Nenhum comentário:

Postar um comentário