quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Troque o carro pela bicicleta

O sinal fecha, o trânsito pára, e a fila de carros se perde de vista. É a famosa hora do rush. Você está preso no trânsito outra vez. Ao olhar pelo retrovisor, vê um ciclista que pedala tranquilo, e deixa para trás centenas de máquinas potentes. Você respira fundo, e passa a refletir em seus conceitos sobre mobilidade 




A situação do trânsito atual é reflexo das relações estabelecidas na sociedade.
A competição e o individualismo são características recorrentes nos dias de hoje, e geram sentimentos de medo, estresse e falta de tempo. Muitas vezes, o conflito e o desrespeito são consequências dessa situação. Vivemos um momento que se caracteriza pela eficiência, velocidade, conforto, prestígio social, mobilidade ilimitada, simbolizado pelas grandes máquinas
“Não devemos, e nem podemos ser extremistas. O carro é um bem importante nos dias de hoje, e se encaixa na rotina e nas exigências do mundo moderno. Mas a bicicleta se mostra um meio de transporte superior: sustentável, econômico, saudável, rápido e eficiente.” Precisamos ser realistas, e aceitar que o carro é importante em nossas vidas, na economia mundial, em diversas situações de rotina e de imprevistos do mundo moderno.
Mas também precisamos entender e aceitar que há motivos bastante fortes para trocarmos o carro por um meio de transporte mais sustentável, saudável e prazeroso em algumas situações.
Neste cenário, a bicicleta se encaixa como uma solução completa. Imagine uma grande cidade na hora do rush. Um ciclista é capaz de continuar pedalando rápido, deixando para trás máquinas potentes, capazes de alcançar uma velocidade dez vezes maior que a bicicleta. Em um engarrafamento, os automóveis andam de 5 a 8 quilômetros por hora, enquanto a bicicleta pode chegar a 15 km/h. Parece contraditório, mas nessa hora, onde fica o conforto, a velocidade, o prestígio social e a mobilidade ilimitada?
O ser humano parece buscar um sentimento voltado às suas necessidades mais intrínsecas, como obter satisfação com os recursos e meios que estejam ao seu alcance.

Por que trocar o carro pela bicicleta?
Circular sobre duas rodas é uma tendência no país inteiro. A Abraciclo (Associação Brasileira dos Fabricantes de Motocicletas, Bicicletas e Similares) estima que mais de 24 milhões de pessoas pedalam diariamente. Destes, mais de 50% usam a bicicleta como meio de transporte principal.
O uso da bicicleta, em muitas situações, oferece benefícios para você e para o meio ambiente, inclusive em aspectos que você nem imagina, como a questão do tempo. Comparações realizadas em várias cidades do mundo, em horário de pico do trânsito, comprovam a agilidade da bicicleta, superando carros e ônibus. Ainda, a bicicleta exige um espaço físico bem menor em relação aos outros meios de transporte. Isso auxilia o tráfego, e também a infra-estrutura necessária para estacionamento e deslocamento.
Outra característica da bicicleta é a economia. Quando você troca o carro pela bicicleta, deixa de consumir combustível, troca de óleo, funilaria, auto-elétrica, não tem gastos com estacionamento, pedágio e IPVA. A manutenção e compra de peças e acessórios para bicicleta é barata, principalmente se for comparada aos custos do carro.


Pedalar faz bem à saúde física e mental. Trocar o carro pela bicicleta para ir ao trabalho, ao mercado ou fazer um passeio com a família, diminui o estresse, previne doenças e prolonga a expectativa de vida.
Mas a principal mudança é com relação à saúde: sua e do planeta. Ao optar pela bicicleta, você se exercita, movimenta o corpo, e beneficia seu estado emocional. Quando você pedala até o trabalho e não precisa enfrentar congestionamentos, não se preocupa com um assalto ao seu carro, e não fica tenso com o trânsito, a produtividade aumenta. A diminuição do estresse e as endorfinas liberadas pelo exercício relaxam o corpo e a mente, melhoram o humor e o bem-estar.
Para a saúde, as vantagens das pedaladas também têm peso considerável. A pessoa perde os quilos extras, ganha massa muscular e aumenta a capacidade cardiorrespiratória, garantem os especialistas. E nem precisa tanto esforço. Se você for de bicicleta até o supermercado ou à padaria diariamente, já estará dando adeus ao sedentarismo e suas complicações. Atividades físicas regulares ajudam a prevenir doenças cardíacas, AVCs hipertensão, controle de diabetes, auxilia na resistência aeróbica e ativa a musculatura de todo o corpo. Diminui a ocorrência de doenças crônicas, e é indicado para todas as idades, colaborando para um aumento da expectativa de vida.
Para mudar o quadro de devastação do meio ambiente, é preciso que cada um faça a sua parte. A cada 15 km percorridos, trocando o carro pela bicicleta, uma pessoa deixa de lançar no ar cerca de 3 quilos de gás carbônico. Parece pouco? Em um ano, é quase 1 tonelada a menos de gás carbônico na atmosfera.
A questão ambiental é ainda mais relevante. No Brasil, os veículos automotores ocupam o primeiro lugar entre os grandes vilões do aquecimento global. Mais de 85% das emissões de substâncias poluentes vêm dos escapamentos. Em São Paulo, a poluição mata indiretamente vinte pessoas por dia, agravando ou acelerando problemas de saúde como infarto, acidente vascular cerebral, pneumonia, asma e câncer de pulmão. Ao trocar o carro pela bicicleta, uma pessoa deixa de lançar no ar cerca de 6 quilos de gás carbônico a cada 30 quilômetros: a distância média que uma pessoa motorizada percorre numa grande cidade. Parece pouco? Em um ano, uma pessoa, sozinha, deixaria de lançar quase 2 toneladas de gás carbônico na atmosfera. Agora, multiplique por 1 milhão de pessoas, e teríamos 2 milhões de toneladas a menos de gás carbônico na atmosfera!
A diminuição do estresse e as endorfinas liberadas pelo exercício relaxam o corpo e a mente, melhoram o humor e o bem-estar.

Fonte: http://www.revistabicicleta.com.br/troque.php

Nenhum comentário:

Postar um comentário